RECADOS ::

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Action: As mulheres de ouro

Não tem sensação melhor para qualquer cinéfilo quando a temporada de premiações chega. Os indicados ao Globo de Ouro 2011 causaram um burburinho inesperado. Ainda que saibamos que se trata de uma premiação mais leve, porém não menos rigorosa, alguns dos indicados ficaram injustificáveis na cabeça de quem acompanha a indústria cinematográfica. “Red” e “Alice no País das Maravilhas” foram surpresas estranhas na lista de indicados.
Ainda assim, não vou me ater às decepções, que são usuais, mas sim ao que promete gerar grandes expectativas. Ao contrário dos prêmios em 2010, quando Sandra Bullock se tornou favorita às estatuetas por sua atuação em “Um Sonho Possível”, para 2011 a competição deve ser acirrada. Com a lista das dez atrizes indicadas como protagonistas de drama e comédia, podemos ter ideia de que os votantes do Oscar terão muito trabalho para premiar apenas uma delas próximo ano. Vamos às candidatas:
Das indicações a melhor atriz em drama:
Nicole Kidman, por “Rabbit Hole”: Kidman perdeu um pouco de seu favoritismo da crítica e do púbico após seus últimos trabalhos não terem tido tanto destaque quanto à época de “Moulin Rouge – Amor em Vermelho” e “As Horas”. Apesar de discordar, já que obteve atuações acima da média em “Margot e o Casamento”, “Rabbit Hole” foi anunciado como a volta triunfal da atriz, que aqui assume a produção da película e protagoniza este drama familiar que promete fazer chorar do começo ao fim. Um filme independente com uma temática a cara do Oscar.
Natalie Portman, por “Cisne Negro”: Provavelmente este seja o ano de Portman. Um merecido ano de reconhecimento não só pela atuação na obra do sempre maravilhoso Darren Aronofsky, mas por toda a sua trajetória cinematográfica marcada por atuações incríveis, como em “Closer – Perto Demais”, “Hora de Voltar” e “Entre Irmãos”. Não reclamaria se ela arrebatasse todas as estatuetas, entretanto será páreo duro contra Kidman. Aronofsky quase dá a estatueta para Mickey Rourke por “O Lutador”, e agora será que Portman fica no “quase”?
Michelle Williams, por “Blue Valentine”: Williams se tornou queridinha por estar sempre correta em seus  trabalhos, muitas vezes se sobressaindo até aos próprios protagonistas. Além de “O Segredo de Brokeback Mountain”, conseguiu arrancar elogios no maravilhoso “Sinédoque, Nova York”. O reconhecimento não deve vir agora, mas logo mais ela tem tudo para conquistar de vez seu lugar em Hollywood. Até lá, espero que muitos outros bons filmes possam ressaltar o potencial de Williams até que ela esteja preparada para prêmios.
Jennifer Lawrence, por “Winter’s Bone”: A belíssima atriz tem sido elogiada por sua performance no drama de Debra Granik, mas não deve ser daquelas que recebem indicações relâmpago e chamam  atenção dos votantes (assim como foi com Jennifer Hudson por “Dreamgirls – Em Busca de um Sonho”, entre outras). Mas está aí o destaque para ficarmos atentos ao que Lawrence pode fazer nos próximos anos, ainda que tenha se envolvido em produções pouco notáveis em premiações como o aguardado “X-Men First Class”.
Halle Berry, por “Frankie & Alice”: Ao trocar tweets com a renomada crítica de cinema Ana Maria Bahiana, ela definiu o filme como “mais parecido com a série Pânico”. Entendam como quiser. Então se eu já não esperava nada dessa indicação, a situação piorou ainda. O que posso comentar é que dividir a mesma lista com Nicole Kidman me fez lembrar o ano que Berry “roubou” a estatueta de Kidman de “Moulin Rouge – Amor em Vermelho” por “A Última Ceia”. Incoerências que pouca gente explica… É melhor nem tentar entender.
Das indicações a melhor atriz em comédia ou musical:
Annette Bening, por “Minhas Mães e Meu Pai”: Sempre observei que Bening era injustiçada nas premiações mais importantes, não pela questão do reconhecimento em si, mas mais por estar sempre dividindo a lista com outras grandes atrizes em papéis melhores que os seus. Como o Globo de Ouro divide o drama da comédia, talvez fique fácil de premiá-la por “Minhas Mães e Meu Pai”, ainda que ache pouco provável que o Oscar ceda uma estatueta por este filme, visto que assim ela pode concorrer com Portman e Kidman.
Anne Hathaway, por “Amor e Outras Drogas”: De “O Diário da Princesa” a “O Diabo Veste Prada” com muito sucesso, por favor. Hathaway, apesar de ainda se meter em besteiras como “Noivas em Guerra” e “Passageiros”, é da nova geração de atrizes que fazem lembrar a trajetória traçada por Julia Roberts no início da carreira com comédias bacaninhas. A diferença é que ela já mostrou que é versátil o suficiente para sempre surpreender, como em “O Casamento de Rachel”. Não acredito que este ano seja dela, mas logo poderá ser.
Angelina Jolie, por “O Turista”: Jolie é must have em qualquer premiação. Ainda que faça seus pipocões, como o bacana “Salt”, é inquestionável seu potencial como atriz, vide “Garota, Interrompida”, “A Troca” e “O Preço da Coragem”, por exemplo. Aqui, na película  com Johnny Depp, aposto que seu charme contou mais para a indicação ser realizada, mas mesmo assim ela não deixa de ser uma queridinha dos votantes. Não acredito que a atriz surpreenda, mas tudo é possível no próximo Globo de Ouro.
Julianne Moore, por “Minhas Mães e Meu Pai”: Moore é uma monstra. Suas indicações ainda não a levaram ao reconhecimento que merece, mas prefiro acreditar que, assim como chegou a hora de Natalie Portman, Moore ainda terá seu ano em que irá arrebatar todos os prêmios possíveis. É quase uma injustiça, por exemplo, que após quatro indicações ao Oscar a prateleira de Moore ainda não tenha um exemplar da estatueta. Ela é incrível  e merece elogios em tudo que faz. Vamos aguardar mais um pouco.
Emma Stone, por “A Mentira”: A gatíssima de “Zumbilândia” e outras comédias como “A Casa das Coelhinhas” e “Superbad – É Hoje” também entra na lista das novas queridinhas da América. Ainda assim, não tem repertório para concorrer com uma lista de atrizes tão maravilhosas como esta. Nesse jogo faz parte incluir um pouco do que foi considerado pop lá fora e, no caso de Stone, é mais do que previsível que ela consiga alguns votos dos jurados, mas nada expressivo que ameace o reinado de Benning nessa categoria.
Provavelmente dessa lista de dez, algumas estarão entre as cinco concorrentes ao Oscar, que não faz distinção de comédia e drama. Senti falta da sempre fantástica Sally Hawkins, por “Made In Dagenham”, mas ainda há esperança que tudo se embaralhe de novo daqui para frente. Agora nos resta aguardar.
+ MAIS
[Ceará] Até o dia 19 de dezembro acontece na Região Metropolitana de Fortaleza o  I Festcine Maracanaú – Festival de Cinema Digital e Novas Mídias. O evento tem entrada franca e será realizado sempre às 19h, no Cine Teatro Dorian Sampaio.Durante os dias de festival, o público terá acesso à cerca de 40 produções nacionais – Rio de Janeiro, Paraíba, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Brasília e Ceará – quanto internacionais, oriundas de países como Argentina, México, Venezuela, Portugal e Chile, entre curtas e longas-metragens e ainda, produções em novas mídias.
[Raridade] Um patrimônio importantíssimo do Cinema Brasileiro está em fase final de restauração: o longa metragem “O Cangaceiro”, vencedor de dois prêmios no Festival de Cannes, e maior sucesso internacional de público de toda a história do nosso cinema. O filme está prestes a ser descoberto pelas novas gerações e redescoberto pelas antigas. Dirigido em 1953 por Lima Barreto, o longa está passando por um cuidadoso processo de restauração fotoquímico e digital que disponibilizará novas cópias para cinema e um box de DVDs já no início de 2011.
[3D Brasileiro] Em entrevista à revista Rolling Stone de dezembro, Mariana Caltabiana, diretora de “Brasil Animado”, o primeiro longa metragem brasileiro rodado e exibido em 3D, declarou: “Não somos Avatar”.  E continua: “Não queremos nos comparar ao filme de James Cameron, que custou US$ 300 milhões, enquanto o nosso tem um orçamento de US$ 3 milhões. Mas conseguimos efeitos em 3D bonitos e acho que vamos quebrar esse preconceito”, avaliou. O resultado poderá ser visto nas telonas a partir de 21 de janeiro.
- RÁPIDAS
[Curso] Para quem quiser aprender todas as etapas da produção cinematográfica, a Academia Internacional de Cinema, em São Paulo, está com inscrições abertas para curso intensivo de férias. Saiba mais aqui.
[Inscrições] Estão abertas as inscrições para CineEsquemaNovo 2011 – Festival de Cinema de Porto Alegre até 17 de janeiro. Mais informações no site.

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More